sexta-feira, 16 de julho de 2010

Denúncia de erros médicos em Brumadinho

Brumadinho. Uma cidade jovem, na flor da idade com seus 55 anos. Há pouco mais que 50 km da capital mineira, o município é palco de um dos mais belos museus, o Instituto Inhotim, porém, a saúde e lá pode não andar tão bem quanto seus pontos turísticos. A suposta imprudência do cirurgião do Hospital Regional de Brumadinho, na Grande Belo Horizonte, pode ter feito pelo menos três vítimas nos últimos anos.

O último deles seria no último dia 7 de julho, quando Denise Monteiro, de 34 anos, foi fazer uma cirurgia de Laqueadura das Trompas, procedimento médico relativamente simples, e acabou com o seu intestino perfurado pelo médico, identificado pelas vítimas apenas como Dr. Leandro. "A SALPINGOTRIPSIA BILATERAL, VULGARMENTE CHAMADA DE LAQUEADURA DE TROMPAS, É UMA FORMA DE CONTRACEPÇÃO CIRÚRGICA E NÃO "SERVE PARA ACABAR COM A ESTERILIDADE" COMO FOI DITO", explicou o SR. ANÔNIMO. Ainda assim, o médico não concluiu a cirurgia e Denise continua internada, apesar de agora ter sido transferida para Betim para passar por exames.

De acordo com a mãe da vítima, Maria Marques dos Santos, de 54 anos, a filha tem 5 filhos, sendo que o último tem apenas 4 meses. “Minha filha estava bem, só queria evitar outros filhos, e agora está internada, sentindo muita dor, não consegue nem beber água que vomita”, contou Maria. O pai dos filhos de Denise, o lavrador Itamar Pereira Sobrinho, de 33 anos, acompanhou a mulher na transferência para Betim e conta que não sabe se conseguirá atestado para não descontarem os dias de trabalho que está faltando. “Só depois dos exames de hoje saberemos quanto tempo vamos ter que ficar assim”, disse o lavrador.

Marlon Henrique de Jesus, de 33 anos, tem dois filhos e, há cinco anos atrás, foi até o Hospital Regional de Brumadinho para fazer uma vasectomia. O cirurgião teria dado a anestesia de um lado da virilha da vítima, fez o corte e não conseguiu concluir a cirurgia. Na segunda tentativa, o médico resolveu abrir o outro lado da virilha, poré, teria se esquecido de dar anestesia no lado que seria aberto. Ainda segundo Marlon, foi necessária a intervenção de outro médico para concluir a cirurgia, já que Leandro não foi capaz de fazê-lo.

“Como o corte foi muito profundo, sempre sangrava, eu sentia muita dor, fiquei tomando antibiótico e acabei tendo que ficar 45 dias internado”, lembrou a vítima. Ele teria perdido o emprego que tinha na época devido ao tempo exagerado de recuperação. “Nada foi investigado até hoje, porque Brumadinho é um província, tem uns fazendeiros, uns doutores, que se você tentar agir contra essas pessoas ainda recebe represálias. O prefeito é poderoso e eles acham que podem fazer qualquer coisa”, protestou Marlon.

Depois do parto de sua única filha, Francis Natália da Silva, de 24 anos, nunca mais conseguiria ser a mesma pessoa. Segundo ela, não por causa dos seus momentos de felicidade com a filha, mas por causa de uma cesariana mal feita. “Têm sete anos que fiz a cesárea, já fiz oito cirurgias, sete com o Dr. Leandro, e a última em um hospital de BH. Depois disso, com tantas complicações, eu nunca mais consegui trabalhar. Consegui um emprego nos últimos sete anos, o problema voltou e eu acabei tendo que sair”, falou Francis. A cicatriz da cirurgia sempre infeccionava após algum tempo, então ela precisava ir ao hospital, abrir a ferida, limpar e suturar novamente.

De acordo com Francis, na última cirurgia feita em Brumadinho, há quatro meses, o “doutor” nem sequer a levou para o bloco cirúrgico para realizar o procedimento. “Ele fez na sala de urgência mesmo, deu a anestesia mas cortou até um lugar que eu ainda estava sentindo tudo. Eu estava acordada, senti a dor todinha. Então outro médico chegou e consertou o que ele estava fazendo”, queixou-se. Ela conta ainda que o médico a liberou logo depois de acabar a cirurgia e nem sequer receitou algum remédio pra dor, ela precisou pedir no posto de saúde a receita dos medicamentos. Agora, a vítima espera que, com a cirurgia feita em Belo Horizonte, o problema termine e sua vida volte ao normal.

A Secretaria de Saúde informou, no dia apenas que o auditor da área de saúde já está apurando as dimensões dos casos. Agora, os mais de 33 mil moradores de Brumadinho só precisam esperar pra ver se os problemas na saúde serão resolvidos.

22 comentários:

  1. Penso que pra se falar de algum tema deve-se ter conhecimento dos fatos, o que parece que não é seu caso. Polêmica é fácil fazer, difícil é provar. Pra quem faz esse tipo de matéria, me desculpe mas é fim de carreira.

    ResponderExcluir
  2. CORREÇÃO: A SALPINGOTRIPSIA BILATERAL, VULGARMENTE CHAMADA DE LAQUEADURA DE TROMPAS, É UMA FORMA DE CONTRACEPÇÃO CIRÚRGICA E NÃO "SERVE PARA ACABAR COM A ESTERILIDADE" COMO FOI DITO. É ÓBVIO O DESCONHECIMENTO SOBRE A CAUSA !!!

    ResponderExcluir
  3. Sou moradora de Brumadinho, e só tenho a falar bem do Hospital Municipal Joâo Fernandes Do Carmo. Podemos não ter espaço fisico, mas o hospital é humanizado, o DR. Leandro é um excelente profissional, e eu agradeço a Deus por ele estar no hospital e mais ainda o dia que estive com meu filho, com uma infecção bacteriana, ele não deixou meu filho enquanto ele estabilizou, juntamente com as auxiliares, Maria Do Rosário e Cláudia, se meu filho está vivo agradeço a eles que ficaram mais de 20 horas seguidas ao lado dele e hoje meu filho esbanja saúde, DR. Leandro é sinônimo de profissional dedicado e domina a área que atua eu admiro o profissional que ele é , deve-se abrir uma sindicância e averiguar os fatos.......... Mas se tem um médico que confio minha saúde e de minha família esse médico é ele.

    ResponderExcluir
  4. Alem dos varios erros medicos, tem os casos de desrespeito aos moradores, pessoas comuns que pagam pelo serviço, pagando seus impostos, funcionarios do hospital que usa de seus cargos para troca de favores...
    E o pior, nao adianta reclamar, a opiniao publica nao peso... assim pensam

    ResponderExcluir
  5. Meu querido Melgaço, se assim gosta de ser chamado. Como estudante de jornalismo vc devia se informar mais antes de escrever qualquer coisa. Pra começar qualquer cirurgia corre risco de complicações. Uma paciente que se interna para fazer uma laquaedura, principalmente após a 5ª gestação corre os risco de ter aderÊncias. Será que vc sabe o que é isto? E se isso ocorrer o risco de perfuração é grande. E para seu conhecimento a paciente não ficou 7 dias internada quando deveria ser transferida, ela ficou em tratamento e foi liberada para casa quando já se encontrava bem. Complicou após já estar em casa e recebeu o devido tratamento. Os prontuário tem tudo documentado e vão poder provar. Quanto a vc não fique escrevendo aquilo que não conhece, porque o médico é realmente excelente, e ao contrário de vc pode provar o que escreve. A justiça cabe pra todos, e vou gostar muito se ele quiser que vc prove. Já pensou.

    ResponderExcluir
  6. Dr. Leandro é um excelente médico, o problema do povo de Brumadinho é não saber que deve procurar. O hospital é para atendimento de urgência e os pacientes não procuram o PSF. Querem atendimento no hospital. Se ele não fosse bom médico a porta do hospital não vivia cheia como tá. Parabéns Dr. Leandro, continue sendo sempre assim. Brumadinho precisa de vc.

    ResponderExcluir
  7. Senhor Anônimo que me apoia (rs),

    até agora você foi o único de Brumadinho que veio no meu blog e concordou sobre o descaso. Que bom, tava começando a ficar com medo de ser o único que achava que o médico realmente estava errado.

    Obrigado pelo apoio.

    ResponderExcluir
  8. Não preciso falar nada sobre o anônimo que acha que a porta do hospital fica cheia pq o Dr. Leandro é um ótimo médico. uahauhuaha
    Se hospitais super lotados fossem coisa boa a saúde no Brasil não estaria a merda que está!

    Encerro por aqui as respostas às reclamações pq já tá torrando o saco.

    Adios!

    ResponderExcluir
  9. Que pena que vai continuar só como estudante, porque dessa forma não vai arrumar nem emprego. Como jornalista devia saber que provas serão mostradas só na justiça, uma vez que prontuário médico é sigilo, e não pode ser mostrado. Principalmente pra jornalista de porta de cadeia, que fica correndo atrás de sensacionalismo barato. Vai estudar meu querido.

    ResponderExcluir
  10. Ai ai ai!
    Tá ficando cada hora pior hein amigo?
    Sou obrigado a rir de você cara.
    De boa, você tá reclamando e falando as mesmas merdas com o pessoal da Itatiaia e da Record? Que também fizeram matéria sobre o caso, com as mesmas fontes?
    Jornalista de porta de cadeia que fica correndo atrás de sensacionalismo barato?
    É, realmente, denunciar caso de descaso com pessoas pobres em um hospital público agora é sensacionalismo barato.
    Estudarei bastante e, se Deus quiser, no futuro vou denunciar muito médico, político, delegado, ou seja lá o que for, que acha que por ganhar mais de 10 mil por mês está acima da lei.

    Já falei e vou repetir, se você é tão corajoso assim, faça-me o favor de pelo menos se identificar antes de ficar discutindo comigo.
    Eu tô mostrando a minha e me sujeito a qualquer coisa, então ou você mostra a cara ou para de falar merda, ok?

    ResponderExcluir
  11. Zé Melgaço,
    acompanhei toda discussão acerca do seu post e digo enquanto estudante de jornalismo e enquanto cidadão que você fez o que deveria ser feito. As demais providências competem à outras áreas. Não consigo ver nada além de positivo no fato de se tentar levar a verdade tal qual é ao conhecimento do povo. A apuração, caso tenha sido feita como você disse, realmente atendeu à premissa jornalística. Vivemos um regime democrático teoricamente, e que teoricamente nos permite questionar e averiguar aquilo que se apresenta dúbio.
    Foi a primeira vez que acessei seu blog e gostei muito do que você tem feito por aqui. Parabéns pelas publicações e, inclusive, por se prontificar a responder os comentários - mesmo aqueles que na verdade só querem polemizar ou causar algum tipo de problema.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Pois é Luan,

    eu também não acho que estivesse falando alguma coisa de demais.
    O problema foi que eu falei algumas coisas que não deveria nos comentário por perder a paciência com o Sr.Anônimo e quase me compliquei.
    Estou apagando qualquer coisa que possa prejudicar qualquer pessoa que não seja eu.
    Portanto, parei de brigar pelo comentários.

    Valeu pelo apoio Luan,

    abraço.

    ResponderExcluir
  13. FERNANDA ..

    Olá Srs.,

    Concordo e respeito todas as colocações dos senhores que aqui opinaram, não devo opinar em relação aos aspectos humanísticos do hospital, pois os desconheço na íntegra.
    Mas sugiro que se há algo errado ou indevido no Hospital Municipal Joâo Fernandes Do Carmo, que todos procurem maiores informaçoes sobre a legislação e sobre orçamentárias. E procurem as pessoas responáveis por essas informaçoes e realmente questionen o problema, apresentando soluçoes e agindo ativamente no Conselho Municipal de Saúde.

    Pois se apenas permanecemos aqui estanques, exibindo os problemas e nada fazemos para melhora -los, estamos sendo arrogantes e sensacionalistas.

    "É um dever e uma obigação cuidarmos do que é nosso."

    ResponderExcluir
  14. Fernanda,

    eu não sei se você é jornalista ou o que faz, mas sou obrigado a discordar quando você diz que estou sendo sensacionalista ao colocar isso no meu blog que ninguém lê.
    Se eu conversei com as pessoas e repassei o que elas falaram para o meu blog, onde está o sensacionalismo.
    Pq as pessoas procuram os jornalistas para solucionar seus problemas?
    Pq sempre que tentam resolver das maneiras "tradicionais" tudo termina em nada.
    Se espera anos e mais anos e nada sai da burocracia.
    Quando uma matéria desse tipo sai no jornal a prefeitura, governo, empresa, qualquer entidade que seja, se sente obrigada em resolver o problema para limpar o nome.
    Mas você vir me dizer agora que é sensacionalismo eu ajudar pessoas pobres que estão passando por dificuldades e procuraram para fazer uma matéria pra ver se soluciona o problema delas é ser sensacionalista, então me perdoem, mas eu sou sensacional. rs

    abraço.

    ResponderExcluir
  15. Outra coisa Fernanda,

    eu teria ficado estanque se não tivesse nem colocado isso no meu blog.
    Eu não moro em Brumadinho, não posso reclamar do Hospital que eu não frequento.
    Quem tá reclamando é o Marlon, a Denise e a Francis.
    Eu só escutei o que eles falaram que coloquei aqui.
    Agora vc me chamar de arrogante por causa disso, é um tanto quanto suspeito, pois mais arrogante é a pessoa que ignora essas pessoas só pq são pobres.
    Pessoas que reclamaram que "nada foi investigado até hoje, porque Brumadinho é um província, tem uns fazendeiros, uns doutores, que se você tentar agir contra essas pessoas ainda recebe represálias. O prefeito é poderoso e eles acham que podem fazer qualquer coisa”, como disse o Marlon, não eu.

    Arrogância pra mim e fingir que os problemas não existem e devem ser resolvidos pelos outros.

    ResponderExcluir
  16. Fernanda ...

    Em nenhum momento aqui Sr. Zé Melgaço, eu tenho objetivos de atingi-lo, inclusive pq não perderia meu tempo com isso. Mas apenas acredito que o fato de como você disse:

    " Eu não moro em Brumadinho, não posso reclamar do Hospital que eu não frequento."

    O fato é que se há um problema pra ser resolvido, de nada adianta ficarmos aqui com sete pedras na mão atingindo moralmente uns aos outros. Se vc mora ou não aqui, de qualquer modo vc pode fazer algo. Já que há um problema tão grande a ser resolvido e vc se interessa tanto em resolve-ló, venha até essa cidade pra juntos podermos fazer algo.

    Eu não estou defendendo ninguem, inclusive acho que muita coisa deve ser melhorada e quero que melhore. Me apresente soluções para que juntos possamos resolve-las.
    Voce como um simples estudante de Jornalismo e eu como uma simples estudante de Direito.

    Espero retorno.

    ResponderExcluir
  17. Pois bem, Sra. Fernanda,

    você diz que não queria me atingir e que não perderia seu tempo com isso. Porém, comentou meu blog, sobre uma matéria minha denunciando um caso de três pessoas que me procuraram falando desse médico, falando que só expor isso é ser arrogante e sensacionalista.

    Isso pra mim é me atingir.

    Se realmente esse médico cometeu vários erros? Eu devo ir até Brumadinho pra tirar ele do hospital? Ou quem deve investigar isso e resolver é a Prefeitura que o contratou?
    Você está pedindo que eu vá até Brumadinho, com o meu salário de estagiário que quase não dá pra eu fazer minhas coisas por aqui, pra resolver um problema que não é meu, mas sim da prefeitura?
    Se vc acha que jornais divulgarem as coisas é errado, e que ao invés disso a gente deveria ir até a prefeitura e resolver, foi mal mas esse não é o papel de nenhum jornalista.
    Se vc já viu algum jornalista fazendo isso, me apresente a ele, porque é uma raridade no mundo.
    Eu escrevi a matéria e passei informação para outras pessoas pressionarem a prefeitura a verificar se há irregularidades ou não.

    Não entendi o que você está querendo de mim.
    Eu não preciso apresentar soluções, eu apresentei uma possível irregularidade, quem apresenta a solução é o orgão responsável?
    Vc não concorda?

    ResponderExcluir
  18. Sr.,

    Entendo que você tem em seu jornal, um meio de divulgar informaçoes, que inclusive aprecio muito. De nenhum modo, quero ficar te alfinetando ou algo assim, mas parece que você não soube ler e interpretar bem o paragráfo que te escrevi:

    " Pois se apenas permanecemos aqui estanques, exibindo os problemas e nada fazemos para melhora-lós, estamos sendo arrogantes e sensacionalistas."

    Quando falo isso, estou falando de todos nós, inclusive de mim, do Anônimo, do Luan, de você. Por isso uso o plural.
    Você divulgou as informações aqui, muita bacana, parabens pelo blog e pela coragem. Mas agora que a informação tá divulgada,como podemos resolver esse problema ?

    * Uma conversa com o secretário de saúde?

    * Ou uma interferência no Conselho Municipal de Saúde ?

    * Talvez uma conversa com o médico respónsavel pela cirurgia ?

    * OU QUEM SABE APENAS FISCALIZAR SE ALGO ESTÁ SENDO FEITO.

    Temos que analisar a situação mesmo, o blog é um meio de divulgar as informações, mas e aí ?

    O que vamos fazer agora ? Eu, você, todos os cidadãos !!!
    Essa é a questão agora meu caro amigo jornalista...

    ResponderExcluir
  19. E outra coisa,

    Você que agir não apenas como jornalista , e sim como cidadão !! Cobrar o que é do direito de todos, já que você ao contrário de muitos por aí tem conhecimento tecnico e boa retórica.

    ResponderExcluir
  20. Ok!

    Eu devo ter interpretado errado então.
    Concordo com você que todo mundo como cidadão deveria fazer alguma coisa.
    Mas eu serei forçado a esperar, ou que o pessoal da secretaria de saúde me responda (já enviei perguntas pra assessoria, pra saber o que será feito, mas ainda não me responderam), ou eu ter dinheiro pra voltar em Brumadinho e poder cobrar diretamente.

    Quem sabe eles resolvem antes deu arrumar dinheiro (o que é muito provável rs)

    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Concordo plenamente com as denúncias, sei do descaso da maioria dos funcionarios e do referido dr. Leandro,que preticamente passa o tempo todo na sua salinha vendo tv ou brincando de video game no hospital.
    Eu mesme ja fui vítima desse descaso, tenho simplismente duas ocorrências policiais que nao venceram seis meses ainda e que talvez eu leve o caso na justiça.
    Tem que reclamar mesmo.
    TA TUDO ERRADO!!!!!
    Parabéns pelo blog onde alguem teve a coragem de denunciar, precisamos de pessoas assim decididas para nos ajudar a combater a impunidade.

    ResponderExcluir